sábado, 27 de fevereiro de 2010

Sinestesia


Ter voltado a morar no lugar que passei a maior parte da minha vida tem me deixado bastante saudosista... É como (talvez seja de fato!) se cada esquina guardasse para mim uma história de minha infância e adolescência.
Ver os vizinhos de sempre, estar tão perto do meu irmão, andar com ele pelas ruas em que tantas vezes andamos juntos, encontrar com muita frequência os amigos de infância...
É como lembrar da volta pra casa depois do colégio, meu irmão indo correndo lá na frente e minha mãe chamando por ele. João me faz pensar e lembrar disso.
Um cheiro que me é familiar... Fico impressionada com a capacidade da memória olfativa! Normalmente é ela quem me traz as recordações mais intensas...
Toda vez que estou esperando o ônibus para ir trabalhar, lembro que minha avó nos encontrava toda quinta-feira em frente às "Casas da Banha" para irmos juntos ao colégio. É quase como se pudesse,mais uma vez, pegar sua mão.
Ai, sem contar as tardes durante a semana, em que nós, eu e amigos de infância, estávamos sempre juntos: na casa da Ded jogando vôlei na rua ou alguns jogos de tabuleiro; eu, Tatá e Keka - e nosso grupo Deep (inesquecível!)- reunidas com o inseparável violão no minúsculo quarto da Keka (e eu de mera companhia, porque sou desafinadíssima e nunca consegui aprender a tocar o tal do violão; além de nossas composições serem em inglês, língua que, na época, me era completamente estranha!); e, ainda, as terças e quintas fantásticas em que tentávamos, todas, aprender a dominar o skate com nosso pacientíssimo professor-amigo Roger!
Apesar da saudade, é muito bom constatar que eu e meu irmão ainda andamos juntos por aqui, mais irmãos do que jamais fomos, aliás; e que temos agora nosso João, que de vez em quando buscamos juntos na escola. Eu e os amigos de infância ainda somos amigos, tão amigos-irmãos como sempre fomos. Agora com os nossos agregados e o nosso pequeno Thiago. As ruas continuam familiares. Alguns estranhos são os mesmos de outrora. Uma familiaridade reconfortante...
Ai, e isso me faz (e)ternamente feliz...

PS: A imagem é uma tela de Salvador Dali: "Landscape with Butterflies".

3 comentários:

Tatiana Amorim disse...

Ana, vc é mto chata, com essas postagens que me fazem chorar! É por essas e outras que eu prefiro escrever palhaçada, viu?! Te amo!

Ana Christina disse...

É que eu sou melodramática mesmo... rs Além de não ser engraçada como vc!

Unknown disse...

Até q enfim ganhei um "quase" elogio... rssss...
Te amo!!