sábado, 17 de dezembro de 2011

Então é Natal, não é?!


Antes dos dez últimos anos, sempre que eu pensava em Natal, eu pensava em família. Em passar uma noite feliz ao lado das pessoas que amo. Dinheiro não era comum em minha casa, ah!, mas tinha muito amor! Parece meio clichê, meio romanceado, mas era assim mesmo. Minha mãe sempre nos contava sobre o nascimento de Cristo. E já adolescentes, tínhamos o hábito de ler sobre o nascimento de Jesus e fazermos à mesa uma oração, agradecendo o que Ele fez por nós. Papai Noel não era o deus cultuado pela nossa família. Deus e Jesus ficaram pra trás na minha vida, mas me sinto irritada e ofendida com esse culto ao consumismo. Lembro sempre daquela imagem do cartaz de alistamento militar que os EUA usavam pra atrair os jovens para morte.


(Alguém pensou na mesma imagem que eu!)

Fico às vezes pensando em alguns Natais felizes e me perco em pensamentos. Era bom demais aquele cheirinho da comida da minha mãe pela casa o dia todo... Adorava, particularmente, ajudar com as rabanadas. Minha mãe fritava enquanto eu passava no açúcar com canela. E sempre era uma pra bandeja e outra para mim... E a expectativa de se íamos ganhar alguma coisa?! E normalmente minha mãe fazia um esforço danado para nos dar o que queríamos, ou quase...

É, mas acabou. Há dez anos me sinto mais ou menos como esses hipócritas que humilham, maltratam, falam mal, ignoram o ano todo e, de repente, próximo ao Natal, se transformam em pessoas fabulosas, cheias de amor e perdão no coração...
Não te ligam o ano todo, mas na noite do dia 24 deixam um lindo presente pra vc na sua árvore de Natal... Ainda não entendo se é um pedido de desculpas pela ausência ou se para mostrar que não ficou pra trás na corrida alucinada pelos melhores presentes de Natal. 
Vamos estourar o cartão de crédito!!! Mas a família burguesa verá que eu tenho muito dinheiro para presentear a todos!!! E vamos abrir os presentes? Sim! Já é meia-noite, todos já comeram exageradamente e estão praticamente bêbados... Olha! O deus Papai Noel vem lá com os presentes de toda a família! Vamos abri-los! Não esquece de olhar de que loja é o presente e observe quem te deu algo vagabundo, pq no próximo ano temos que economizar no presente dessa pessoa. Ih! Fulano não me deu nada! Vamos cortá-lo da lista. Ah! Mas eu gosto dele... isso não importa!

Cansada disso tudo. De fazer parte desse circo burguês... Saudades da minha casa pobre, mas cheia de felicidade. Do cheiro da comida da minha mãe. Do meu irmão enchendo nosso saco. Do meu pai aparecendo pra comer um pouquinho, porque ele gostava mesmo era de feijão com arroz! 

Feliz Natal pra todos!

Nenhum comentário: