terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Uma cidade muito "ixtranha"


(Só pra esclarecer: o "ix" do estranha é como uma transcrição do nosso querido falar carioca)


A primeira sensação estranha ao pisar em solo gramadense foi notar que havia pinheirinhos de Natal ao longo de toda a rua principal de Gramado. Não eram meros pinheiros, eram pinheiros enfeitados com enfeites de verdade, livres, decorando harmonicamente os pinheirinhos natalinos. Ninguém mexia neles... Ninguém roubava os enfeites... Suspeito isso, não?!

O segundo momento de tensão foi perceber que não havia semáforos... Faixas de pedestres e só! Como poderei atravessar a rua?! Se mesmo com a combinação sinal+faixa é quase impossível, o que fazer com apenas um deles?! Esperamos, né?! Vinha vindo um carro e ele quando nos viu... parou!!! E foi assim todas as vezes: bastava chegarmos a faixa de pedestres e os motoristas paravam!!! Incrível! Motoristas educados!!! Bom, não vi nenhum sinal de trânsito pelos lugares da cidade pelos quais passamos, nem cruzamentos, apenas rotatórias, ou rótulas, como eles chamam. Ai, imaginem só?! Aqui perto de casa há um cruzamento cheio de sinais de trânsito e é o samba do crioulo doido! Lá não. Os motoristas respeitam a preferência das rotatórias e tudo segue em paz... Incrível!

Ruas limpas e cheias de flores!!! Ninguém parava para roubar uma mudinha...

Ah! O nosso guia vivia dizendo para irmos ao banheiro público. Não entendia o porquê. Aqui, quando muito, há um banheiro químico nojento!!! Fui entender no último dia de viagem, quando minha curiosidade falou mais alto. Entrei no banheiro público. Fiquei estarrecida... Limpo, com papel e com todas as portas, e elas tinham trinco e não estavam pixadas!!! Ah! Sem contar as hortênsias que decoravam o ambiente!!!

Sabe o que mais: deu pra comer fondue e beber chocolate quente em pleno verão!!!

Agora dá pra entender porque o sul do nosso país queria ser um outro país...

De resto, a viagem foi ótima, não tinha como ser diferente, apesar do tempo louco, que sempre fazia o dia começar cheio de neblina...

São estas as impressões deixadas por Gramado em uma carioca que não sentiu a menor falta do caos enorme que toma conta de nossa cidade!

3 comentários:

Sra. Confitê disse...

Pô, eu adorei o lance da faixa de pedestre. Queria ficar no meio fio só colocando e tirando o pé da faixa. O meu marido disse para eu não fazer isso, pq além de acharem que eu era de fora, iam achar que eu era louca.

Nilton Braga disse...

Gramado é lindo. Maravilhoso. Quando lá estive fui com a lindinha que é a minha esposa, essa aí de cima.

Bjos e bem vindos ao RJ!

Unknown disse...

Ao menos exagerar no chocolate te deu uma vantagem...
Só assim vc pode conhecer e utilizar o banheiro público...
As folhas de pinheiro eram macias???