segunda-feira, 4 de maio de 2009

O céu de outono

Acho que lecionar Literatura não tem me feito muito bem... ou tem feito bem demais. Sabe, tenho me sentido subjetiva demais. Como se não existisse mais "sim" e "não", como se o mundo fosse uma infinita feitura de possibilidades. Mas não é?

Tenho enxergado poesia em muitas coisas. Reparado, como nunca, em cada detalhe que se dispõe ao alcamce de meus olhos. Olhos que estão ávidos por cor, por luz, por beleza, enfim.

Percebo as cores, os tons tão variados que estão por toda parte. A beleza de um sorriso. A ternura das mãos dadas, dos abraços. O brilho do sol. O azul do céu. Os tons que se destacam quando o sol se põe.

Às vezes sinto que não é só o meu subjetivismo. Não é só a emoção que exala por todos os meus poros. Sinto que o outono realça essa beleza.

Já repararam como os dias de outono são lindos?! Pois é, eles são...

Domingo acordei, estiquei o braço e abri a cortina. Vi um lindo céu azul, quase sem nuvens e o sol brilhando, brilhando. O sol aquecia e iluminava o dia, mas não nos fritava, como o sol do verão faz. Fui comprar pão na padaria mais distante de casa pra sentir o dia. Estava uma delícia. O outono realça as nuances das cores e tudo fica mais colorido. O céu estava ainda mais azul. E uma deliciosa brisa fresca entrecortava o ar. Ai, o outono... Não foi o caso de domingo, mas as chuvas do outono tornam ainda mais charmosos os dias. Dias para ficarmos deitados bem quentinhos, lendo um bom livro ou vendo bons filmes. E no fim do dia, quando o sol se põe, surge uma composição de cores diferente a cada dia. Posso falar isso com propriedade, pois o sol se põe diante da varanda do meu quarto diariamente.

Então, amigos, prestem atenção nos dias de outono, eles merecem... E deliciem-se com toda a subjetividade da vida ao nosso redor!


2 comentários:

Nilton Braga disse...

Eu não vejo as cores.

Ana Christina disse...

Ai me Deus... Que pessoa chata!!! rs
Os daltônicos veem cores, só não enxergam determinadas nuances dependendo se o problema for no par vermelho-verde ou em outro par de cores que eu não lembro, tá bom!!!