sábado, 24 de outubro de 2009

É duro ser professor...


Ontem vi a chamada de um programa de televisão que dizia que cada ano a mais de escolaridade que você tem te garante 15% de aumento no salário. Só se você não for professor... Caso seja, vou te contar o que você certamente terá a mais. E não será um gordo aumento no salário!!!

Primeiro, uma turma problemática, pelo menos uma. Se não, você não pode dizer que é professor! E tudo, mas tudo mesmo, pode acontecer a ou com você.

O mais leve pode ser uma aluna dirigindo-se a você com: Ah, minha filha! Peraí!!! Minha filha não... professora! Como se essa palavra ainda quisesse impor algum respeito ou autoridade.

Sabe, não sou uma professora assim tão intransigente. Lembro que já fui aluna um dia. Ainda me recordo do que alunos fazem e algumas vezes tolero até bastante coisa. Ah! Mas há coisas que parecem inacreditáveis. Coisas que jamais pensei que fosse ver um dia. E, mesmo pensando como aluna, nunca pensaria em fazer algo do tipo. Assusta pensar que o futuro do mundo está nas mãos de pessoas como certos estudantes. Eis uma história. Uma história verídica, por mais absurda que possa parecer:

Tenho uma turma com uns quarenta alunos inscritos, mas somente uns quinze frequentam as aulas. Desses, somente três me entregaram os trabalhos que passei no bimestre passado. Dois estavam idênticos (me pergunto o porquê de eles nem trocarem a ordem das palavras ou usar sinônimos) e um deles era uma xerox. Isso mesmo. O infeliz aluno tirou uma xerox do trabalho do colega, cortou o excesso de folha com as mãos e me entregou. Não se deu nem o trabalho de escrever o nome. Não achei que viveria para ver isso. Estudei tanto. Virei noites estudando. E sabe que ele reclamou por ter tirado zero. Disse que não tirou xerox. Teimou comigo, que estava com o trabalho dele nas mãos.

Queria dizer também que nem tudo é tão ruim assim... Esta semana, estava dando uma aula sobre a segunda fase modernista e falava para a turma sobre Graciliano Ramos. Comentei algumas coisas sobre o autor e sobre "Vidas secas", sua obra-prima. Um livro maravilhoso.
Terminada a aula, fui guardar minhas coisas para ir embora e vi uma aluna na biblioteca procurando pelo livro que lhe tinha acabado de ser apresentado. Fiquei feliz. E, naquele dia, tive a certeza de que meu trabalho valia a pena... Apesar de tudo.

Nenhum comentário: