quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Caixinha estranha esse tal de elevador...

Odeio elevadores! Além de serem minúsculos e completamente fechados, ainda é o responsável por uma das sensações mais incômodas que se pode ter no dia a dia: a de ficarmos alguns minutos com estranhos num espaço limitado sem saber como agir ou o que falar.
Ou vai dizer que você nunca ficou contrangido com a companhia de um estranho?! Eu sempre fico. Acho que pior do que ficar olhando para o chão sem saber onde enfiar as mãos é quando o seu companheiro de elevador resolve fazer algum comentário sobre o tempo. "Tá muito calor hoje, né?" "É." E acaba a conversa mais uma vez. E o meu andar que nunca chega!
E quando entra aquele vizinho educadíssimo berrando enquanto fala no celular? E, salve a Lei de Murphy!, ele mora num andar mais alto ou no mesmo que o seu.

O elevador daqui do prédio é o ó! Sem ventilação e lento... O chamo carinhosamento de "marcha lenta". Acho que muitos condôminos também se sentiam incomodados com o Marcha Lenta, coitado! Bom, coitado de nós! Pois em dezembro ganhamos mais uma taxa extra no condomínio, agora para colocar ventilação e acelerar o Marcha Lenta. Vejam só: mais de R$10.000,00 para consertar o elevador ( lembrei que o síndico escreveu que seria um concerto, quando nos "convidou" para a reunião de condomínio; o que seria bem interessante: elevador com concerto!).

Pois bem, Marcha Lenta não está mais tão lento assim. Tem também um ventilador dentro do elevador, aliás, faz tanto barulho que eu não sei ao certo se é um ventilador ou uma turbina para o Marcha Lenta ficar mais ágil!
A mudança é recente e ainda não tive o desprazer de dividir o espaço apertado dessa caixinha com outra pessoa. Sei, porém, que o desagradável ritual de dividir o elevador com meus vizinhos será o mesmo: mais comentários sobre o tempo, crianças gritando, adultos sem noção e seus celulares, e toda sorte de inconvenientes! Todavia, o percurso será feito em menos tempo e eu ainda permanecerei olhando para o chão, pois assim não preciso conversar com ninguém!!!

3 comentários:

Nilton Braga disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nilton Braga disse...

Considerações:

Eu sempre fico constrangido com as pessoas, de uma forma geral. De uma forma mais geral ainda, as pessoas são todas estranhas para mim.

Pior do que não saber o que fazer com as SUAS mãos é o terror de não saber o que a outra pessoa pretende fazer com as DELA.

Frases de elevador devem sempre terminar em reticências... de forma que você não se comprometa com a resposta e também que seu interpelador fique em dúvida sobre a sua diposição para conversar. Deixar as pessoas em dúvida, a ambiguidade, é uma arte.

Esse ano eu farei isso: quando entrar alguém gritando, tirarei o celular do bolso e farei o mesmo, com um interlocutor imaginário.

Você pode enxergar o copo meio cheio ou meio vazio. Agradeça por ele morar num andar mais alto que o seu: na descida você poderia ser obrigada a ouvir toda a conversa, e não somente parte dela.

Nunca tive problemas com o Marcha Lenta. Tinha até afeição por ele.

Tá aqui a foto do elevador aqui de casa: http://badipaddress.blogspot.com/2009/10/uma-boa-ideia.html

Saudações proletárias.

Tatiana Amorim disse...

Só quero ver se o marcha lenta melhorou mesmo! Vou aí hoje, hein!!! rsrsr